terça-feira, 4 de junho de 2013

Ser feio pode te dar poder para ser mais inteligente

Somos feios, fortes e formais!


Durante o horário nobre, na TV, um comercial de shampoo me chamou muito a atenção.
Uma mulher se vestia como se fugisse da polícia, daquele jeito misterioso, com óculos escuros e lenço na cabeça. Ela entrou em um salão e disse que não podia ser vista por que seus cabelos estavam secos, sem tratamento.
Achei um absurdo que uma agência de publicidade faça essa apologia à beleza e à vaidade. Como é de se esperar, a maioria das meninas vêem isso como uma coisa normal e acreditam que devem mesmo se preocuparem com o que as pessoas vão pensar delas se seus cabelos não acompanharem os padrões de beleza elevados.
A vaidade é um pecado, sim, todos nós temos um pouco. Mas a coisa está passando dos limites, estão abusando da imperfeição humana!
Há uma ideia errada sobre ser bonito ou ser alguém, principalmente entre as garotas. Uma mulher vaidosa que busca ser aceita na sociedade faz tudo que pode e o que não devia para estar bonita, para não ser criticada pelo seu modo de se vestir ou o corte de cabelo. Mas a busca constante da imagem perfeita nunca vai acabar, pois, por mais que uma mulher seja linda, o que ela é por dentro é o que direciona sua vida, querendo ou não. Mesmo linda e graciosa uma garota pode ser a pior das mulheres, assim como um homem, como esses postados acima, pode ser um exemplo de gentileza e educação. 
Ser bonito é bom, é legal, é prazeroso... Mas será que a sociedade tem que dar tanta importância à aparência? E a mídia ajuda muito...
Uma pessoa que não possui esse padrão rotulado em sua aparência, costuma se valer de outros atributos para ser aceita, busca outros artifícios e acaba se deparando com o poder de buscar o conhecimento, pois essa também é uma virtude desejável nos dias de hoje e de sempre, mas diferente da beleza, transforma o mundo e dura toda uma vida. 
O talento para realizar coisas que poucas pessoas fazem e que faz a diferença torna essa pessoa mais inteligente e a leva para lugares que a beleza não alcança, por que a beleza é artificial e não constrói nada.
Ok, ser lindo abre portas! Eu reconheço. Mas ser inteligente abre muito mais do que isso, abre grandes portões que leva um indivíduo a lugares mais longínquos e sua trajetória não acaba, ele constrói ideias para a sociedade, faz um futuro brilhante para si e deixa um grande legado para o mundo. A admiração pela beleza não evolui, apenas muda de padrão, de uma pessoa para outra. Grandes ideias evoluem para melhor, eternizam uma personalidade às vezes insuperável. 
Os maiores sábios do mundo não seguiam padrões de beleza, usavam o cérebro para fazer a diferença no universo. As pessoas que conseguiram notoriedade no passado por sua beleza foram superadas pela modernidade, assim como acontece hoje, porém em um espaço menor de tempo, por que se busca uma perfeição que não existe. 
A ideia de que ser bonito é ser melhor está destruindo o bom e velho Caráter, um item valioso, mas de pouca importância para quem olha apenas para o exterior, para um aspecto de conceito mutante. O resultado se vê facilmente, em cada canto desse mundo. A frustração que atinge personalidades fracas e sem conteúdo é sempre noticiada, mas ainda não convence as "beldades" e candidatas ao glamour das passarelas do mundo que insistem em se fazerem deuses da atualidade. Nada serão no futuro se não tiverem caráter e inteligência, correm o risco de nem sequer terem futuro. Se você parar para pensar, encontrará muitos nomes da mídia que hoje não têm um futuro para contar, mortos ou vivos. É uma pena.
Ao educar uma criança, ao invés de ensinar a ela que deve ser bonita para que seus amiguinhos a aceitem, ensine-a também a ser evolutiva, revolucionária, ensine-a a buscar o conhecimento e mudar aquilo que já foi feito, para melhor. Ser artificial a tornará amarga, invejosa e frustrada.
Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário