quinta-feira, 6 de junho de 2013

Bebê de 1 ano e meio imita o pai cantando Beatles e fica famoso. Mas que droga é essa?


http://www.youtube.com/watch?v=8cYCubol7a0
Não, eu achei muito fofo, verdade!
Mas a indignação não é pelo fato de um menininho tão bonitinho com um violão na mão, ao lado de seu pai, fazer tudo que ele faz, já que com um ano e meio a criança aprende a imitar o que vê.
É essa mania de destacarem coisas como essa, como se fosse uma descoberta surpreendente.
Qualquer criança faz isso!
Se a importância fosse dada do modo correto, quero dizer, por entender como um bebê pode copiar um adulto, as pessoas começariam a ensinar seus filhos a se portar na escola, a respeitar os adultos, a falar palavras difíceis, e assim por diante.
Vou ser sincera, sou a maior fã dos Beatles desse mundo. Meu filho  com 1 ano e 8 meses me surpreendeu ao cantar sozinho toda a canção Yesterday, espontaneamente. Só eu vi, mas sei que ele apenas o fez por que cresceu ouvindo isso. E dai?????
O que fiz foi ensina-lo a ler letras em placas e anúncios, e com 2 anos ele falava o alfabeto inteiro. Na sua juventude ele aprendeu espontaneamente tudo sobre tecnologia e hoje com 19 anos fala Inglês e domina tudo que se refere a computador e sistemas, sem ter feito curso algum. Ele não é superdotado, embora eu já tenha tido essa impressão, mas acredito que desenvolver sua habilidade em aprender logo na infância fez toda a diferença. Sei que ele não é diferente de qualquer criança, e por isso sei que qualquer mãe pode fazer o que fiz.
A cultura brasileira, meus amigos... Estamos perdendo "o fio da meada"! E eu não me refiro a paradigmas ou doutrinas, nem a tradições. Falo do valor que se dá àquilo que se aprende e àquilo que se pratica. Sabemos que toda criança aprende. Por que então não as ensina a coisa certa?
Essa não é a primeira vez que vemos anúncios de que crianças imitam adultos e viram "febre" na internet. Mas o que eu vejo é um enorme desperdício da inteligência de um ser humano recém chegado e que aprende que ser famoso é ser ridículo (não no caso desse bebê), basta fazer algo estranho e os milhões de acessos o torna instantaneamente famoso. Somos grandes já, e não vemos problema nisso, mas uma criança em cada canto do mundo está nos observando. Com o tempo essa geração estará dominando nossa nação, e a pergunta é: Com quais valores?
Resposta simples: Os que aprenderam com a gente.
Não vai adiantar depois reclamarmos de negligência, quando estivermos velhinhos e incapazes, se fizermos aos nossos filhos aquilo que nunca desejaríamos a nós mesmos. Concorda?

Nenhum comentário:

Postar um comentário