quarta-feira, 5 de junho de 2013

Há um novo vírus maligno na Língua Portuguesa!

Esse blog ele fala sobre a linguagem atual. A Língua Portuguesa ela pode ser mal interpretada e a ideia original ela pode ficar deturpada.
Bem, essa frase inicial tem um vírus, o vírus de que quero tratar hoje. Os pronomes colocados desnecessariamente entre o sujeito e o verbo indicam como a comunicação de hoje em dia está sendo afetada com um costume que para mim é horrendo. Não sou perfeita em minhas conversas orais, nem politicamente correta o tempo todo. Mas algumas coisas são tão notórias e tão ridículas que não me conformo em ouvir. 
Há um tempo se falou muito sobre os diálogos entre teleoperadores e clientes, aqueles do tipo SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). Esses profissionais, no geral mulheres, empregavam a  palavra "Estarei" de forma totalmente inadequada.Por exemplo: "Estarei verificando seu cadastro, senhor". Não vou explicar tecnicamente o erro, mas a frase é aplicada para descrever uma ação presente, isto é, que está sendo realizada naquele momento, porém era colocada para anunciar uma ação a ser realizada.
Bobagem? Um... simples erro perdoável?
Eu chamei isso de vírus por que essas práticas com o tempo afetam toda uma conversa. Particularmente, eu tento lutar contra isso todo dia, e já me peguei falando assim.
Trazer o pronome depois do sujeito numa frase pode não ser um erro grave, mas é uma tautologia, um  exagero desnecessário. Ao escrever da forma como se fala no modo errado, é possível ver o efeito com mais clareza. Soa ridículo, não é mesmo? 
Mas eu tenho percebido que quase todo mundo está falando assim, até mesmo em entrevistas na televisão e em novelas. Algumas pessoas que falam um português firme e correto, normalmente não pecam, tornam sua conversa agradável, surpreende com palavras estranhamente impactantes que enriquecem o vocabulário de seus ouvintes. Infelizmente, um vírus benigno é contagiado com menos frequência.
Se você é um daqueles que não se importa em ser corrigido, e que corre para o dicionário ao ouvir uma palavra diferente, eu te parabenizo. Por causa de pessoas como você nosso bom e velho Português ainda tem jeito!


Nenhum comentário:

Postar um comentário