terça-feira, 1 de abril de 2014

ALZHEIMER - UM NOME DIFÍCIL DE ESQUECER...


SE LEMBRA DA DORY?
A PEIXINHA QUE SE ESQUECIA DE SEU AMIGO DE REPENTE FOI UM SUCESSO NO FILME "PROCURANDO NEMO". MAS NÃO VOU FALAR DELA. EMBORA TENHA SIDO ENGRAÇADO VER SUA DIFICULDADE EM SE LEMBRAR E FACILIDADE EM SE ESQUECER, A PERSONAGEM REPRESENTOU UM MAL QUE ATINGE MAIS PESSOAS DO QUE SE IMAGINA. 
"D.A." OU "DOENÇA DE ALZHEIMER É UM PROBLEMA QUE QUANDO SURGE NÃO TEM CURA, ATINGE NA MAIORIA OS IDOSOS E QUANDO SE PERCEBE, A TENDÊNCIA É SÓ PIORAR. 
HÁ MUITO QUE SE PODE FAZER PARA  AMENIZAR O SOFRIMENTO DO IDOSO E SEUS FAMILIARES. PROCURAR AJUDA PROFISSIONAL É UM PASSO QUE DEMONSTRA AMOR PARA COM OS QUE POSSUEM ESSA DOENÇA.
A PERDA DE MEMÓRIA RECENTE PODE SER INÍCIO OU VESTÍGIOS DA DOENÇA, MAS NEM SEMPRE. NA JUVENTUDE OU MEIA IDADE PODEMOS RESOLVER ESSAS DIFICULDADES COM EXERCÍCIOS MENTAIS, DE MEMORIZAÇÃO E RACIOCÍNIO.
SOU PORTADORA DESSE PROBLEMA QUE MUITAS VEZES ME CONSTRANGEU, NÃO ME LEMBRAR DE DATAS DE ANIVERSÁRIOS, DO QUE ME FALARAM HÁ 2 MINUTOS, DA PESSOA QUE CONHECI E COM QUEM CONVERSEI POR ALGUNS MINUTOS, TAMBÉM DO CLÁSSICO "ONDE FOI QUE EU DEIXE?" HÁ UM SEGUNDO... JÁ ESTIVE EM UM LUGAR SEM SABER O QUE FAZIA LÁ, ALGUMAS VEZES.
NÃO SEI (E PENSO QUE NÃO), SE TEREI ESSA DOENÇA "D.A." QUANDO FOR IDOSA, MAS SEI QUE MUITAS VEZES MEU MAL É APENAS FALTA DE CONCENTRAÇÃO.
ASSUSTA QUANDO ALGUÉM TE OLHA E DIZ: "PUXA, EU ACABEI DE TE FALAR, NÃO SE LEMBRA?", OU TER A SENSAÇÃO DE QUE O OBJETO QUE VOCÊ TINHA NA MÃO DESAPARECEU COMO QUE POR ENCANTO, VOCÊ NUNCA O ACHA AMENOS QUE FAÇA UMA RECONSTITUIÇÃO DOS FATOS. E DIFÍCIL É SE LEMBRAR COMO FOI...
UM CONSELHO PARA QUEM TEM O MESMO PROBLEMA: ESCREVER. 
QUANDO VOCÊ ESCREVE AQUILO QUE QUER LEMBRAR FICA MAIS FÁCIL MEMORIZAR. JOGAR AQUELES JOGOS DE INTERNET DO TIPO "EISTEIN" É BEM DIVERTIDO E EXERCITA SUA CAPACIDADE DE RACIOCINAR E MEMORIZAR. 
O IMPORTANTE É QUE NÃO FIQUEMOS PARADOS, COM A MENTE VAZIA, OU PENSANDO NO PASSADO, MESMO QUE SEJA BOM, POR QUE FIXAR A MENTE NO PRESENTE NOS AJUDARÁ A ESCLARECER O CAMINHO QUE PERCORREREMOS NO FUTURO.